quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Prova de filosofia Medieval

Prova 1


Nome: -------------------------------------------------------------------------Nº ------------------


Data: -------------------------------------------------------------------------------

Professor: Benedito


Filosofia Medieval

1. Como é em latim a expressão " Toma e lê " que Agostinho ouviu incitando-o a ler um trecho da Bíblia?
Resposta:

2. Escreva, sem preposições, o nome do pai e da mãe de Agostinho
Resposta:

3. S... T......... e S.... C...... os g....... O nome das duas Sumas de São Tomás de Aquino? (siga o modelo para responder)
Resposta:

4. Aonde nasceu Agostinho?
Hipona
Cartago
Tagaste
Roma
Milão

5. (UFU - 2001) - O filósofo grego que maior influência exerceu sobre Santo Tomás de Aquino foi
A) Platão.
B) Aristóteles.
C) Sócrates.
D) Heráclito.
E) Parmênides.

6. (UFU - 2001) - Para Santo Tomás de Aquino, um dos princípios do conhecimento humano era o princípio da causa eficiente. Esse princípio da causa eficiente exigia que o ser contingente
A) não exigisse causa alguma.
B) fosse causado pelo intelecto humano.
C) fosse causado pelo ser necessário.
D) fosse causado por acidentes casuais.
E) fosse causado pelo nada.









7. (UFU - 2001) - Pedro Abelardo foi um filósofo medieval que participou de uma acirrada disputa filosófica no século XII. Essa disputa centrava-se sobre
A) a existência de Deus.
B) o predomínio da fé sobre a razão.
C) a questão da existência dos universais.
D) a presença do mal no mundo.
E) a morte da alma.


8. Qual destes filósofos é o Bispo de Hipona?
Santo Anselmo
Santo Agostinho
São Tomás de Aquino
Pedro Abelardo
Santo Ambrósio

9. Santo Agostinho é autor da obra O Ente e a Essência
Verdadeiro Falso

10. Qual destas doutrinas Agostinho seguiu antes de se converter ao cristianismo?
platonismo
protestantismo
maniqueísmo
estoicismo
epicurismo


Tolle lege (toma e ler)

11. (UFU - 98) - Para Santo Agostinho, o homem chega à verdade
A) apenas pela fé em Deus.
B) pelo método alegórico aplicado à interpretação da Bíblia.
C) pela iluminação divina.
D) pela recordação da alma que estava junto a Deus.
E) pelos sentidos e pelo intelecto.









12- A Escolástica é o período da filosofia cristã da Idade Média, que vai do século IX ao século XIV. Sobre a Escolástica é correto afirmar, EXCETO
A) no século XIII, servindo-se das traduções das obras de Aristóteles, que foram feitas diretamente do grego, Tomás de Aquino realizou a síntese magistral entre a teologia cristã e a filosofia aristotélica.
B) a fundação das universidades, já no século XI, permitiu a expansão da cultura letrada, secularmente teológicos do século XIII.
C) no século XII a Igreja condenou o pensamento platônico, principalmente na sua versão árabe, porque os teólogos perceberam um ateísmo intrínseco na forma de argumentação dialética da personagem Sócrates.
no século XIV surgiram pensadores, tais como Guilherme de Ockam, que criticaram a filosofia tomista pelo seu caráter substancialista; isto abriu perspectivas fecundas para o advento da ciência moderna.

13. (FUVEST - 1998) - Durante muito tempo desconhecidos na Europa medieval, os textos de Aristóteles se difundiram a partir do século XII. Suas obras chegaram ao ocidente europeu por intermédio

a) de manuscritos gregos, preservados na Biblioteca do Vaticano e, durante longo tempo, mantidos em segredo pela Igreja.
b) dos monges beneditinos da Europa continental, que preservaram a cultura clássica em seus mosteiros.
c) de sacerdotes bizantinos, que freqüentavam as cortes reais da Europa e as grandes cidades do Ocidente.
d) dos centros de cultura muçulmanos, sobretudo da península ibérica, cujos manuscritos, em árabe, foram traduzidos para o latim.
e) dos venezianos e cavaleiros de França, que atacaram Constantinopla em 1204 e de lá trouxeram os manuscritos originais.

14. A Patrística, filosofia cristã dos primeiros séculos, poderia ser definida como: (UFU 2002)
retomada do pensamento de Platão, conforme os modelos teológicos da época, estabelecendo estreita relação entre filosofia e religião.
configuração de um novo horizonte filosófico, proposto por Santo Agostinho, inspirado em Platão, de modo a resgatar a importância das coisas sensíveis, da materialidade.
adaptação do pensamento aristotélico, conforme os moldes teológicos da época.
criação de uma escola filosófica, que visava combater os ataques dos pagãos, rompendo com o dualismo grego.

15. (FUVEST - 1998) "Assim, pois, a cidade de Deus que é tomada como una, na realidade tripla. Alguns rezam, outros lutam, outros trabalham. As três ordens vivem juntas e não podem ser separadas. Os serviços de cada uma dessas ordens permitem os trabalhos das outras duas e cada uma por sua vez presta apoio às demais".
O trecho acima, escrito em 998 d.C., representa

a) um ataque à representação do Deus uno, defendida pelos monofisistas.
b) uma justificativa funcional das diferenças sociais no mundo medieval.
c) um retorno às concepções de Santo Agostinho, que opunha à cidade de Deus a cidade dos homens.
d) uma descrição da estrutura social de Roma, sede do papado e considerada a cidade de Deus.
e) uma crítica à desigualdade entre os homens, pois estes são considerados iguais perante Deus.


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