quinta-feira, 22 de outubro de 2009

prova de filosofia Antiga - Basica

Prova 5

Nome: -------------------------------------------------------------------------Nº ------------------


Data: -------------------------------------------------------------------------------

Professor: Benedito


Filosofia Antiga

1. Quem é o Principal representante da escola eleática?
Heráclito
Anáxagoras
Anaximandro
Parmênides
Zenão de Eléia
Leucipo

2. (UFU-1998) O filósofo pré-socrático, Parmênides de Eléia, afirmava que "o ser é e o não- ser não é ". Por essa afirmação, ele foi considerado pelos filósofos posteriores como:
o pai do ceticismo.
o fundador da Metafísica.
o fundador da sofística.
o iniciador do método dialético.
o filósofo do absurdo.

3. Qual a profissão do pai e da mãe de Sócrates?
pintor e parteira
escultor e parteira
militar e escultora
oleiro e dona de casa
ferreiro e parteira

4. Em qual destes nasceu o fundador do estoicismo?
Chipre
Atenas
Pireu
Cítio
Eléia

5. Quem é o filósofo pré-socrático do devir?
Anaxímedes
Parmênides
Empédocles
Heráclito
Demócrito



6. Quem foi Xantipa?
Filha de Sócrates
A primeira filósofa
Irmã mais velha de Platão, que aparece no diálogo "Fedro"
Esposa de Sócrates
Heroína grega satirizada em "As nuvens" de Aristófanes

7. Por quê Sócrates não fugiu da sentença de beber cicuta?
Porque não conseguiu
Porque acreditava que deveria seguir as leis atenienses
Porque acreditava que a alma era imortal
Porque não tinha dinheiro para subornar o guarda, pois era pobre
As alternativas b e c estão corretas



8. “Só resta o mito de uma via, a do ser; e sobre esta existem indícios de que sendo não gerado é também imperecível, pois é todo inteiro, inabalável e sem fim; nem jamais era nem será, pois é agora todo junto, uno, contínuo (…)”
Sobre a Natureza,
A partir deste trecho do poema de Parmênides, é possível afirmar que (UFU 2002)

a continuidade, a geração e o imobilismo estão presentes na via do ser.
o ser, por não poder não ser, não é gerado nem deixa de ser, não tendo princípio nem fim.
a via do ser é aquela percebida pelos nossos sentidos.
o ser, para o autor, de certo modo não é, pois nunca foi no passado nem será no futuro.

9. Assinale o nome do pai de Sócrates.
Nícias
Lísimaco
Sofronisco
Cléobulo
Agatão

10. (UFU 2000) A Alegoria da Caverna de Platão, além de ser um texto de teoria do conhecimento, é também um texto político. No sentido político, é correto afirmar que Platão sustentava um modelo
A) monárquico, cujo governo deveria ser exercido por um filósofo e cujo poder deveria ser absoluto, centralizador e hereditário.
B) aristocrático, baseado na riqueza e que representava os interesses dos comerciantes e nobres atenienses, por serem eles os mecenas das artes, das letras e da filosofia.
C) democrático, baseado, principalmente, na experiência política de governo da época de Péricles.
D) aristocrático, cujo governo deveria ser confiado aos melhores em inteligência e em conduta ética.


11. Qual é a Idéia suprema para Platão? Responda em uma palavra
Resposta:

12. “Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal.”
Sobre o silogismo em geral e, sobre este em particular, é correto afirmar que:
I - é um raciocínio indutivo, pois parte de duas premissas verdadeiras e chega a uma conclusão também verdadeira.
II - o termo médio homem liga os extremos e, por isso, não pode estar presente na conclusão.
III - é um raciocínio válido, porque é constituído por proposições verdadeiras, não importando a relação de inclusão (ou de exclusão) estabelecida entre seus termos.
IV - as premissas, desde que uma delas seja universal, devem tornar necessária a conclusão.
Marque a alternativa que contém todas as afirmações corretas. (UFU 2002)

II e IV
I e II
II e III
III e IV



13. Assinale qual obra de Aristóteles tem como conceitos centrais a katharsis e a mimesis
Ética a Nicômano
Poética
Metafísica
A Constituição de Atenas
A Política


14. Plotino é um
Neoplatônico
Neo aristotélico
Epicurista
Estóico
Cético

15. Protágoras era
De Atenas
De Samos
De Abdera
De Mileto
De Lemos


16. “Todo aquele que ama o saber conhece por experiência que, quando a filosofia toma conta de uma alma, vai encontrá-la prisioneira do seu corpo, totalmente grudada a ele. Vê que, impelida a observar os seres, não em si e por si, mas por meio desse seu caráter, paira por isso na mais completa ignorância. Mas mais se dá ainda conta do absurdo de tal prisão: é que ela não tem outra razão de ser senão o desejo do próprio prisioneiro, que é assim levado a colaborar da maneira mais segura, no seu próprio encarceramento”.
Platão,
Fédon. Trad. Maria Tereza S. de Azevedo. Brasília: UnB, 2000, p. 66.
Após analisar o texto acima, assinale a alternativa correta. (UFU 2003)

A) A ignorância é fruto da observação do que é em si e por si.
B) A filosofia para Platão é inata, não sendo necessário nenhum esforço de quem a ela se dedica para obtêla.
C) A alma encontra-se prisioneira do corpo por desejo do próprio homem.
D) A alma do filósofo encontra-se desde o início liberta dos entraves do corpo como o demonstram, claramente, a Alegoria da Caverna e o texto acima.

17. Qual dos seguintes filósofos faz parte da lista de Sete Sábios da Grécia Antiga?
Pitágoras
Tales
Anaxímedes
Sócrates
Xenofonte
Heráclito

18. Em Platão, podemos dizer que a ética é: I. Conjunto de regras que se deve impor à natureza humana.
II. Caminho a seguir para vir-a-ser.
III. Vida de acordo com o prazer para alcançar o bem.
IV. Felicidade possibilitada pelo mundo sensível.
V. Contemplação do bem, de acordo com a razão, a verdade e a justiça
Marque a opção correta. (UFMA 2003).

I e V estão corretas
III e IV estão corretas
II e V estão corretas
I e IV estão corretas
I e III estão corretas

19. O homem é a medida de todas as coisas é uma frase de :
Melisso
Górgias
Sócrates
Protágoras
Xenofonte

20. O aparecimento da filosofia racional no ocidente está intrinsicamente ligado ao modelo socio-político das cidades-estado gregas.
Verdadeiro Falso


21. Observe a seguinte afirmação: “Todo homem é animal”. É correto afirmar que, para Aristóteles, tal assertiva
I - é uma dedução verdadeira, pois parte de uma premissa também verdadeira;
II - é uma proposição verdadeira;
III - relaciona dois termos, sendo ambos, quanto às categorias, substâncias segundas;
IV - é um raciocínio válido.
Assinale a ÚNICA alternativa que contém as assertivas verdadeiras.(UFU 2003)

A) I e IV
B) I e II
C) II e III
D) II e IV

22. “Só é possível pensar e dizer que o ente é, pois o ser é, mas o nada não é; sobre isso, eu te peço, reflita, pois esta via de inquérito é a primeira de que te afasto; depois afasta-te daquela outra, aquela em que erram os mortais desprovidos de saber e com dupla cabeça, pois, no peito, a hesitação dirige um pensamento errante: eles se deixam levar surdos e cegos, perplexos, multidão inepta, para quem ser e não ser é considerado o mesmo e não o mesmo, para quem todo o caminho volta sobre si mesmo”.
Parmênides, Sobre a Natureza, 6, 1-9.
Sobre este trecho do poema de Parmênides, é correto afirmar que
I - só se pode pensar e dizer que o ser é.
II - para os mortais o ser é considerado diferente do não ser.
III - é possível dizer o não ser, embora não se possa pensá-lo.
IV - duas vias de inquérito devem ser afastadas: a do não ser e a dos mortais.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas. (UFU 2003)

II e III
II e IV
I e III
I e IV

23. Quem é considerado o pai da filosofia grega?
Anáxagoras
Anaximandro
Anaxímenes
Sócrates
Tales

24. Qual é o principal bem para o epicurismo?
prazer
ausência de perturbação
coragem
justiça
as quatro virtudes cardeais



25. A filosofia de Aristóteles representou uma nova interpretação sobre o problema do ser. Nesse sentido, Aristóteles define a ciência como (UFU 2002)
conhecimento verdadeiro, isto é, conhecimento que se fundamenta apenas na compreensão do mundo inteligível porque as idéias, enquanto entidades metafísicas, não mudam.
conhecimento verdadeiro, isto é, conhecimento pelas causas, capaz de compreender a natureza do devir e superar os enganos da opinião.
conhecimento relativo porque o ser é mobilidade, eterno fluxo e a verdade não pode, portanto, ser absoluta.
conhecimento relativo porque a ciência, enquanto produção do homem, é determinada pelo desenvolvimento histórico.

26. Aristóteles foi mentor de Alexandre o Grande?
Verdadeiro Falso

27. Aristóteles nasceu:
Em Rodes
Em Atenas
Em Creta
Na Macedônia
Em Tebas

28. Verdadeiro nome de Platão
Temístocles
Arístocles
Espeusipo
Andronico
Lisímaco

29. Por quê os aristotélicos são chamados de peripatéticos?
Porque eram rivais da Academia platônica.
Por causa da proximidade do Liceu com o jardim de um herói chamado Peripatos.
Porque caminhavam enquanto aprendiam.
Porque Descartes assim os chamou, por julgar a escolástica coisa de patetas.
Porque Sto. Tomás de Aquino assim os batizou em sua Suma Teológica

30. Filósofo cuja teoria desiludiu Sócrates em sua juventude
Anaxímedes
Anáxagoras
Aristarco
Pitágoras
Demócrito









31. “…Princípio dos seres…ele [Anaximandro] disse (que era) o ilimitado…Pois donde a geração é para os seres, é para onde também a corrupção se gera segundo o necessário ; pois concedem eles mesmos justiça e deferência uns aos outros pela injustiça, segundo a ordenação do tempo.”
Pré-Socráticos. Coleção “
Os Pensadores”. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
A partir da análise do texto de Anaximandro, é correto afirmar que a filosofia, em contraposição ao mito, se caracteriza por(UFU 2002)

conceber o tempo como um passado imemorial sem relação com o presente.
os seres divinos concedem, por alianças ou rompimentos, justiça e deferência uns aos outros.
o mundo ser explicado por um processo constante e eterno de geração e corrupção, cujo princípio é o ilimitado.
narrar a origem do mundo por meio de alianças e forças geradoras divinas.

32. Conhece-te a ti mesmo é uma frase de Sócrates
Verdadeiro Falso

33. Qual desses conjuntos de filósofos pertence à terceira fase do estoicismo, séculos depois da fundação da escola?
Crisipo, Cícero, Sêneca
Marco Aurélio, Creantes, Zenão
Sêneca, Zenão, Crisipo
Marco Aurélio, Sêneca, Epicteto
Epicteto, Crisipo, Cícero



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